26.4.10

Alice 2

Qual a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?

A loucura tem o dom de se expressar de diversas formas. Mas, a pergunta que faço hoje é: o que seria loucura? 

Um psiquiatra experiente diria que a loucura é a realidade do louco. Isso faz muito mais sentido quando se se imagina no lugar de um louco qualquer. Ele vê, interage, se comunica, vivencia o mundo de maneira diferente. Mas quando se presta atenção, a conclusão que se chega é a de que o que chamamos ilusão, é o que ele considera realidade. 

Uma pessoa fanática diria que a loucura é o desacreditar no que ela acredita. Pra um pacifista, a guerra é loucura, assim como para um ativista ecológico, a poluição é loucura. Assim, cada um em sua área, avalia a loucura de algum ponto de vista. 

Para mim, a loucura é tudo isso. Mas existe uma loucura, muito mais divertida, que me faz ter plena consciencia da grandeza da vida. Veja só: as pessoas nos exigem coisas o tempo todo. Nos exigem principalmente atitudes e jeitos de ser. Aquele papo todo de condicionamentos que eu falei algumas postagens atrás. Homens vestem calças e mulheres vestem saias. Homens possuem cabelos curtos e mulheres cabelos longos. Homem não chora, homem tem de ser forte de qualque jeito. Mulher tem obrigação de saber serviços domésticos, mulher tem que ser múltipla. E por aí vai. 

Eu acredito que essa loucura que estou falando, que não é a loucura estudada pelo psiquiatra, nem a loucura dos ativistas, pode ser encarada como o rompimento de velhos paradigmas. Um velho paradigma: cada um por si. Outro: a vida foi feita para o sexo. Outro: a vida foi feita para que nós ganhemos dinheiro. O ser humano que não segue esses paradigmas é louco... 

Mas um louco muito mais consciente que os sãos... 

Um louco enxerga a realidade de maneira diferente da pessoa sã. Assim, enxergar o mundo sem todos aqueles condicionamentos nada mais é do que a loucura de que falo. E sim, ser louco é muito bom! Você se diverte muito, porque você está livre! Você pode brincar na rua, sorrir a qualquer momento, gargalhar sempre que puder, vivenciar a experiencia amorosa sem culpas, porque você sabe que um relacionamento não é só sexo e passeios... 

Enfim, seja louco! 

Como havia dito na última postagem: "Sim, você está completamente louca. Pirada, com um parafuso a menos. Mas eu tenho um segredinho pra te contar: as melhores pessoas são assim." Alice nos mostra isso. É possível sim romper com os velhos paradigmas. 

Os Espíritos da codificação tem uma frase perfeita quando se fala de romper com os velhos paradigmas: "Falta para isso a vontade. Muitos dizem: 'eu quero', mas essa vontade está só nos lábios."

Quem não entendeu ainda a história da minha procura pela princesa, romper os velhos paradigmas é dar passos em direção à ela...

Nenhum comentário:

Amigos