12.4.10

Mentes criminosas...

Eu sei que eu disse que não ia postar durante um tempo, mas os fatos de hoje mudaram radicalmente minha decisão...

O ônibus o qual eu estava voltando pra casa foi assaltado hoje (ontem). 

Contando a história: havia um homem na fila, vestindo social, com uma bolsa pequena, tipo uma agenda, ou bíblia, que conversava comigo enquanto esperávamos o ônibus. Trocamos comentários e comi um pouco de amendoim que ele me ofereceu. Fizemos uma certa amizade, coisa de segundos, mas foi uma conversa interessante.

Entramos no ônibus sentei num banco e o cara de social foi pra trás. Como de costume, dormi. Acordei com uma confusão entre o cara de social e o homem que sentava do meu lado. E vi a arma na mão do cara de social. Percebi que ele estava a assaltar o ônibus, mas ele não me assaltou... Ele só pegou os celulares caros e de algumas pessoas. 

Eu gostaria de entender essas mentes criminosas. Engraçado que ele estava a altos papos comigo e observando as pessoas na fila com celulares caros. O que se passa na cabeça de um homem daqueles? 
Quando ele desceu do ônibus (nas proximidades da Nova Holanda), eu pensei só uma coisa: 'Deus querido, esse homem é um pobre coitado... Que o Sr ilumine os caminhos dele...' 

Interessante que a mente criminosa não escolhe ser humano. Independente da aparência, do estado social, da raça, da religião, a mente criminosa pode surgir em qualquer parte. 

Os comentários feitos após o assalto no ônibus. Todos criminosos. 

'Gravei o rosto dele, na próxima vez sento ele de porrada', 'A sorte é que ele não me viu',  'Gente assim tem que 'passar' logo, assim eles aprendem', 'Ele é da Nova Holanda', repetidos aqui e ali. É, a mente criminosa não escolhe ser humano...

Fico pensando: caramba, ele é um ser humano, como eu e você! Pra quê tanto ódio? Caramba, ele não te viu? Mas ele viu outras pessoas. Pra quê tanta indiferença? Ele é de uma comunidade carente? Pra quê tanto preconceito social?

O quê fazer pra melhorar isso? Apenas reclamar?

Um comentário:

Alexandre Ferreira disse...

No ano passado passei também por maior sufoco no ônibus meu amigo, um cara se levantou atrás de mim, sacou a arma e saiu falando um monte de coisas para mim e eu fiquei tenso, muito tenso sem saber o que fazer, pensando que ele ia atirar, naquele instante só meu e dele, é porque quem iria se atrever a falar alguma coisa?
Ele me pediu sem nenhuma delicadeza para descer do ônibus e eu fiz o papel de bom moço, obedeci.
Hoje estou aqui compartilhando neste blog esta história que contei para poucos pessoas. Ainda bem que o trauma passou!!!

Amigos