17.5.10

Desejos

Desejos são como pássaros intrujões que se alojam em nosso peito, sem se importar com consequências e sem se importar com nossa vontade. Porque desejo é diferente de vontade. A vontade é algo constante, enquanto que o desejo é ocasional. Pássaros sim, e migratórios, porque eles duram apenas num lapso, que pode durar segundos, horas, dias, semanas, anos, mas que um dia cessa. E quando eles se vão, podem deixar marcas, ou não. Podem ser algo que por mais que o tempo passe, retorna em algum momento e podem ser algo que cessa abruptamente e nunca mais volte.

Ai, ai, desejos... Chocolate, beijo na boca, minutas, água, comida. Desejos são coisas inevitáveis. Agora o que fico pensando é o que fazemos com nossos desejos. Colocamos eles em caixas lacradas? Permitimos que eles se tornem corcéis loucos? Fazemos deles o foco central de nossas vidas? Ignoramos que eles existem? O que fazemos com nossos desejos?

Particularmente, eu costumo fazer muito das perguntas acima. Eu tenho desejos que não gostaria de ter, tenho desejos que gostaria de nunca ter tido, tenho desejos que me atrapalham, tenho desejos que gostaria de desejar, tenho desejos de coisas que nunca vou obter e outros desejos que me permito ter. E então eu me pergunto quais desses desejo são frutos de imposições sociais e quais realmente eu tenho.

Porque pode não parecer, mas o chocolate que a tia dava quando fazíamos o que ela nos pedia agora se transformou em outra coisa e agimos de olho em alguma recompensa. Convenções sociais podem sim determinar que desejos nós teremos. Quem disse que precisamos namorar pra ser feliz? Quem disse que pra ser feliz nós temos que ter um excelente emprego, carrões, celulares, e muito dinheiro? Quem disse? A sociedade disse. E a partir disso, nós temos esses desejos.

Conhecer-se é fundamental pra que a gente saiba até onde vai nossos desejos e onde começa os desejos da sociedade. Essa a grande epifania que havia dito. Epifania pode ser definida como uma compreensão súbita de uma grande verdade. Desde que eu descobri isso, tudo ficou mais fácil pra mim aceitar. E isso me deixou feliz. Mas essa melhora no aceitar levou a uma certa insatisfação, mas enfim, são coisas da vida.

Eu tava com saudade de escrever assim sem compromisso de ter uma mensagem. Só estou pondo pra fora alguns sentimentos. É, tá bom.

Nenhum comentário:

Amigos