5.2.10

Olhos alheios

Quarta foi um dia frustrante. Fui no cinema com amigos depois de tempos indo sozinho, e quando chego lá acabam os ingressos! Frustrados, fomos jogar e comer pizza. Essa foi a oportunidade que eu tive de caminhar pelo shopping e observar as pessoas. Que oportunidade teria de encontrar pessoas tão heterogêneas num mesmo lugar, e observar?  Enfim, observei. E o que vi?

Vi pessoas agindo de maneira anormal em várias ocasiões. Engraçado como existem máscaras. Eu devo ter vestido alguma naquele dia. Devo estar vestindo uma agora, mas isso não vem ao caso. E engraçado como ignoram uns aos outros...Eu busquei os olhos de várias pessoas, e quando encontrei, vi tantas coisas!

Primeiro, eu vi que não estamos acostumados a ser olhados nos olhos, toda vez que olhava alguém, essa pessoa fazia a cara de "será que eu conheço ele?", depois que viam que não, eram várias reações. Alguns viraram a cara, outros franziram a testa, outros olharam pra outro lado indiferentes, e outros continuaram tentando lembrar de onde me conheciam... Ninguém sorriu. (Só os meus amigos, mas isso não vem ao caso).

Engraçado como não estamos acostumados a nos olhar nos olhos, a não confiarmos uns nos outros. É, espero que isso mude.

Outra coisa que eu observei foi a dureza do capitalismo (que o Gentileza definiu bem como capetalismo... rs), como ele pode ser cruel com a gente. Por exemplo, o carinha ou a mocinha que ficam no banheiro o dia todo, limpando nossas sujeiras que deixamos pra trás por falta de educação. Ou então a moça que opera o brinquedinho, em pé, o dia inteiro. Enquanto as pessoas consomem e gastam o que tem e algumas o que não tem, outras pessoas não tem acesso aos produtos e serviços de um shopping.

Outro fato interessante: quando cheguei lá (dia quente, muito quente!), estava vestindo uma camiseta bem chulé, e meu cabelo tava todo embolado (novidade!), e o olhar do segurança foi bem significativo. Depois que troquei de roupa e abaixei a juba, ele não me olhou da mesma maneira... Como o preconceito existe! Esse não é o primeiro caso que ocorre comigo e meu cabelo.

Espero que isso mude. Eu sei que vai, mas quando?

3 comentários:

Walter disse...

Bom texto!

Realmente existem coisas que se pararmos para observar, nos deixam pensando mesmo.

As coisas só mudam se a gente quer. Você acha que o cara que desviou o olhar de você quer que coisas mudem?

Ah! E obrigado pela visita e comentário no AdP (artedepensar.com.br)!

Jones C. disse...

Olha, o carinha que desviou o olhar é indiferente pra essas coisas. Mais um inconsciente no meio de inconscientes...

Ah, e obrigado também... Mas engraçado, o filme que não consegui ver foi Avatar. Imagina se eu tivesse visto antes das reflexões? O texto seria mais profundo, acho.

Jones C. disse...

Quem sabe não estamos procurando manter a janela fechada pra ocultar o vazio da casa? ²

Amigos