8.4.10

Relacionamentos

Final do filme do Chico, estava eu saindo do shopping com as palavras do Chico na cabeça: "Se as potências humanas da visão, do olfato, do tato, dentre outras, podem ser utilizadas para o bem, por quê o sexo deve ser sentenciado às trevas?" Então encontrei um amigo que descobri estar namorando de novo. No ônibus, encontrei um grupo que estava indo pra noitada. O papo era todo assim: 'panhei ela', 'panhei ele', 'então eu fiz sem camisinha mesmo' ou 'eu terminei, não dava mais'.

Fiquei com aquelas três informações na cabeça, daí lembrei de coisas. Lembrei de todas as reflexões e conversas que tive nos últimos meses, e senti um pouco de compaixão pelos outros. Catei meu celular e escrevi pra Queija: "toda vez que leio notícias do mundo maior, sinto um desejo grande de estar por lá. As pessoas se envolvem de maneira tão egoísta e não consideram o amor espiritualizado. Quero amar, mas tá ruim." 

Tá, a mensagem foi cortada, a Queija não leu, mas a frase ficou na minha cabeça. Amar daquele jeito é extremamente complicado, quando não temos em mente que para chegarmos até o fim precisamos abandonar muitas coisas, sair da zona de conforto dos nossos antigos vícios e se permitir crescer para Deus, assumindo que pra ser feliz amando daquele jeito devemos negar muitas coisas, inclusive nós mesmos...

Me lembro de todas as notícias do Mundo Espiritual, e principalmente dos poemas da Auta de Souza, que mostram a vida por lá de um jeito muito especial. Ela diz que os sofrimentos por que passamos em vida se refletem em bênçãos no Mundo Espiritual. Assim, sair da zona de conforto dos vícios e assumir uma postura transformativa causam muito sofrimento, justamente por estarmos indo contra séculos de atraso, tanto nosso quanto dos outros. 

E é justamente por sofrer que muitos de nós abandona a atitude auto-transformativa e volta aos mesmo erros do passado. Amar é muito difícil. Muito mesmo. Mas é isso que eu quero, Amar! Por mais difícil que seja respeitar a liberdade do outro, aceitar que o outro tem todo o direito de ser feliz longe de você, que o outro pode não te amar... Eu creio firmemente que irei conseguir amar sem esperar nada de volta de ninguém.

2 comentários:

Alexandre Ferreira disse...

Eh Jones, perfeito esse teu tópico, muito bem, cheio de reflexões em torno das paixões terrenas...
Também estou atravessando essa fase de ir ao encontro desse Amor mas parece que ele ainda tá muito longe de nós porque nos posicionamos ainda de uma maneira muito analimalizada em relação ao sexo e essas sensações passageiras.
Fato que a humanidade ainda não entendeu as pontencialidades sexuais. Em épocas não tão distantes esse tema era tratado como um grande tabur, era a crença do pecado, que sexo não vinha de Deus, e isso foi de grande de sofrimento para muitos. Por outro lado o desejo pelo sexo desenfreado e libertino remonta aos bacanais de Roma.
Hoje como temos mais liberdade e informação, nem com isso deixamos de está atrasados em relação a sexualidade e ao sexo, e o desrespeito ao próximo aumenta, são os ficantes sem compromisso de plantão...
Mas não tenho dúvida que tudo isso faz parte da procura de Humanidade em busca de Amor, com muito medo e pouco entendimento, porém, todos nós estamos a caminho dessa grande força.

Jones C. disse...

Divaldo Franco/Joanna de ângelis (adaptado): "o prazer que se tem em fazer sexo sem amor é semelhante a beber água do mar. Quanto mais se bebe, mas sede se tem. Enquanto que quando o Amor impera nas relações, a água que se bebe te sacia plenamente".

Amigos