7.6.10

Vivência

"Enquanto o espírito do homem se engolfa apenas em cálculos e raciocínios, o Evangelho de Jesus não lhe parece mais que repositório de ensinamentos comuns; mas, quando se lhe despertam os sentimentos superiores, verifica que as lições do Mestre têm vida própria e revelam expressões desconhecidas da sua Inteligência, à medida que se esforça na edificação de si mesmo, como ensinamento do Pai." 
Narcisa, no livro Os Mensageiros, de André Luiz (psic. por Francisco C. Xavier)
Faz um tempo que eu costumava me engolfar em cálculos e raciocínios. Os ensinos de Jesus ficavam tão distantes da aplicação, justamente porque eu ainda via esses ensinamentos como ensinamentos comuns. Não via que cada palavra, cada frase de Jesus está inundada de luz que nos dá a segurança necessária pra seguir o caminho. Via Jesus como um homem comum, que para ajudar seu povo, quebrou todos os paradigmas da sua época, visando um bem maior. Jesus foi pelos caminhos do ahimsa, da não-violência, mostrar que o julgo romano podia ser superado. Exatamente como Gandhi fez sob o julgo inglês.

No entanto, a vida sempre nos ensina muitas coisas e eu aprendi que na verdade, o que aconteceu foi que Jesus, por amor à verdade, morreu na cruz, para nos mostrar que a vida é muito mais do que bens materiais ou a presença de pessoas queridas por perto. Ele mostrou, com seus exemplos e ensinamentos, que há algo muito maior envolvido no fenômeno da vida. Ele trouxe um significado, um porquê para a vida que o materialismo não possui, independente da escola.

E tudo que ele passou veio cheio de significado. E hoje minha vivência religiosa melhorou bastante. Continuo o mesmo cético de antes, só acredito naquilo que me provam por a mais b, mas eu sinto e converso com a Divindade praticamente o dia todo. É como uma oração sem fim. Minha vivência religiosa deixou de ser mística e passou a ser racional. E por ser racional ela é constante. Eu não preciso de rituais, templos, sacerdotes, nada disso. Só preciso pensar.

Em breve vou começar uma série de postagens utilizando os evangelhos e aplicando na nossa vida. Vai ser legal.

Nenhum comentário:

Amigos